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Escola Profissional António do Lago Cerqueira (EPALC)

20-05-2014 23:04
Historial

 

A Escola Profissional António do Lago Cerqueira, é um estabelecimento de ensino de natureza privada que prossegue fins de interesse público e goza de autonomia cultural, tecnológica científica pedagógica, administrativa e financeira. Propriedade da sociedade anónima Ensino Profissional do Entre Douro e Tâmega, SA; constituindo a evolução/adaptação ao Dec. Lei n° 04/98 de 08 de Janeiro, da ex Escola Profissional de Vitivinicultura António do Lago Cerqueira promovida pela Agência de Desenvolvimento do Baixo-Tâmega, foi oficialmente criada a 4 de Julho de 1991, através da celebração do contrato-programa entre aquela entidade e o então GETAP (Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional.).

Depois de inaugurada a 30 de Agosto de 1991 pelo então Ministro da Educação Eng.° Roberto Carneiro, iniciou as suas actividades a 7 de Setembro de 1991 com o curso Técnico de Viticultura e Enologia (designação actual), com 26 alunos. Nesta altura, a Escola disponha de instalações modernas e funcionais, laboratórios de Enologia, de Microbiologia, de Microvinificação e de Análises Física-Químicas: sala de Informática e sala de Audiovisuais (com equipamento de tecnologia actual); Mediateca; Auditório; Refeitório; Espaço Social e Residência de Estudantes.
No ano lectivo de 1999/2000, e por força do Decreto-Lei n° 4/98 de 8 de Janeiro, a Escola Profissional de Vitivinicultura António do Lago Cerqueira, que passou a designar-se por Escola Profissional António do Lago Cerqueira (EPALC), foi assumida pela entidade proprietária Agência de Desenvolvimento Regional de Entre Douro e Tâmega, S.A.

A EPVALC/EPALC, tem desde sempre, conseguido que os seus alunos beneficiem de vantagens através de projectos que tem desenvolvido com algumas organizações que Ihes têm permitido contactos com jovens e estabelecimentos de ensino nacionais e estrangeiros. A participação directa em diversos Projectos Comunitários revela bem o dinamismo que acompanhou o crescimento desta Instituição.

Como nota final, dir-se-ia que a EPVALC/EPALC com todo o seu esforço e dinamismo tem conseguido, com êxito, valorizar a formação integral dos seus alunos, considerando-os não apenas como futuros técnicos, mas acima de tudo como pessoas, cidadãos activos e intervenientes.