O ABC - da vinha ao vinho

Edifício de Enologia
Dep. de Biologia e Ambiente
Escola de Ciências da vida e Ambiente
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
+351 259350592

Folhas: fábricas gratuitas de energia!

19-05-2014 11:09

Folhas: fábricas gratuitas de energia!

As plantas são o principal motor da vida na Terra. Elas dão-nos praticamente tudo o que precisamos para viver. Muitos dos problemas actuais relacionados com a subnutrição humana, com a falta de recursos energéticos e com as alterações climáticas só poderão ser ultrapassados através de um melhor conhecimento das plantas e do meio em que elas se desenvolvem.

 

Nesta acção espera-se que os nossos visitantes se sensibilizem para a importância desta temática. Algumas questões vão ser levantadas durante a actividade com esse objectivo, como por exemplo:

•     Porque são verdes as folhas?

•     Que factores contribuem para uma maior actividade fotossintética?

•     Porque são diferentes as folhas de sombra e de sol?

•     Que estruturas anatómicas garantem à planta um bom desenvolvimento?

 

 

Actividades previstas:

-Medição das trocas gasosas das folhas em diferentes tipos de plantas da mesma espécie, usando um medidor de gás por radiação infravermelha.

-Estimativa do teor em pigmentos fotossintéticos, usando um medidor SPAD, em folhas de diferentes tipos de plantas e em diferentes estados de desenvolvimento.

-Execução de cortes histológicos das folhas usadas nos pontos anteriores e respectiva observação e tratamento de imagem em microscópio óptico equipado com software adequado para o efeito.

-Interpretação dos resultados obtidos e elaboração da respectiva conclusão.