Folhas: fábricas gratuitas de energia!
As plantas são o principal motor da vida na Terra. Elas dão-nos praticamente tudo o que precisamos para viver. Muitos dos problemas actuais relacionados com a subnutrição humana, com a falta de recursos energéticos e com as alterações climáticas só poderão ser ultrapassados através de um melhor conhecimento das plantas e do meio em que elas se desenvolvem.
Nesta acção espera-se que os nossos visitantes se sensibilizem para a importância desta temática. Algumas questões vão ser levantadas durante a actividade com esse objectivo, como por exemplo:
• Porque são verdes as folhas?
• Que factores contribuem para uma maior actividade fotossintética?
• Porque são diferentes as folhas de sombra e de sol?
• Que estruturas anatómicas garantem à planta um bom desenvolvimento?
Actividades previstas:
-Medição das trocas gasosas das folhas em diferentes tipos de plantas da mesma espécie, usando um medidor de gás por radiação infravermelha.
-Estimativa do teor em pigmentos fotossintéticos, usando um medidor SPAD, em folhas de diferentes tipos de plantas e em diferentes estados de desenvolvimento.
-Execução de cortes histológicos das folhas usadas nos pontos anteriores e respectiva observação e tratamento de imagem em microscópio óptico equipado com software adequado para o efeito.
-Interpretação dos resultados obtidos e elaboração da respectiva conclusão.